quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Kit de Combate a Homofobia - Você já viu?

Em 2011 a Presidenta da República Dilma Rousseff vetou o projeto que iria distribuir para as redes públicas de ensino médio material de combate a violência homofóbica.
O material seria distribuído mediante a solicitação da escola, acompanhada de técnicos do MEC com kit educativo, que entre outros matérias, constavam de três vídeos.
Os vídeos tem parecer na UNESCO, do Conselho Federal de Psicologia, do Conselho de Classificação Indicativa/MJ e da UNE, e foi precedida de uma pesquisa, diagnosticando a homofobia nas escolas.


O material foi disponibilizado na internet e qualquer professora ou professor pode usá-lo! Inclusive porque dinheiro público já gasto em cima dele:





Na entrevista que o Deputado Jean Wyllys concedeu a Marília Gabriela em julho de 2011, ele explica quais as barganhas políticas envolvendo o então Ministro Palocci, e de como alguns políticos mentiram ao usar material do Ministério da Saúde como sendo material do Ministério da Educação!
Essa pauta em especifico está nos 10min do vídeo a seguir. A entrevista completa também está disponível no Youtube, e é super recomendada!


sábado, 15 de setembro de 2012

Seminário Internacional - Violências e Direitos humanos: Espaços da Educação.

A cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília (UCB) abre as inscrições para o seminário internacional  "Violência e Direitos Humanos - Espaços da Educação", o evento acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro no campus da 916 norte!

Para mais informações: http://www.catolicavirtual.br/catedra/index.php/seminario-outubro

Aliança Global para a Educação LGBT - Guia de monitoramento do direito a educação para a diversidade sexual!

Global Alliance for LGBT Education (GALE) é uma comunidade virtual de aprendizagem focando na educação de questões LGBTs. A participação na comunidade é gratuita e aberta a qualquer pessoas que esteja envolvida ativamente na educação sobre assuntos LGBT. 
Mas para poder se manter dentro da rede é preciso contribuir com atividades ou conteúdos, você pode se propor e se engajar em algum projeto, e também ter acesso a experiência de sucesso, e compartilhar as que já vivenciou!
A GALE é uma rede de parceiros formal da UNESCO!


A GALE está desenvolvendo um guia para monitorar o direito a educação para a diversidade sexual e planejamento estratégico para ajudar as organizações de defesa e governos a analisar em que medida o direito a educação e os objetivos de educação para todxs são implementadas nos países. O guia consta de três objetivos:

1. Ajudar xs leitorxs a aumentar seus conhecimentos e visibilidades da diversidade sexual nas escolas
2. Apoiar as ações locais para tornar as escolar mais seguras
3 E apoiar as ações múltiplas para levar essas questões de forma útil para ONGs e governos!

O guia está em fase de construção, e membros da rede tem até 7 de outubro para opinarem em sua construção!



domingo, 2 de setembro de 2012

Material livre na internet!

Divulgando aqui dois materiais muito legais que encontrei na internet! O primeiro é  uma edição do 'Cadernos SECAD'. - atualmente sobre sigla de SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), - Traz na quarta edição o título Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos, e tem como objetivo básico "e documentar as políticas públicas da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação", com teor informativo e formativo direcionado à gestoras/es, professoras/es, e demais profissionais da área de educação, trazendo bases histórias, conceituais, legais e organizacionais que fundamentam as ações das políticas da SECADI/MEC.




O segundo é o material didático do curso "Gênero e Diversidade na Escola: Formação de Professoras/es em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais", disponível aqui direto para download. O curso foi construido em parceira com a Secretaria de Política para as Mulheres, Secreatia Especial de Políticas de Promoção da Iguadade Racial, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Secretaria de Educação à Distancia, British Council e o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direito Humanos (CLAM/IMS/UERJ). E visa contribuir diretamente para a formação continuada de profissionais de educação da rede pública, apresentando quatro módulos: Diversidade, Gênero, Sexualidade e Orientação Sexual e Raça e Etnia!